segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tosse

Tosse

Caso – com crianças muitas das queixas ocorrem de noite, e muitas serão as vezes que a mãe ansiosa telefona de madrugada para o seu terapeuta. Otites, tosse e febre, começam com um choro que acorda e assusta os pais.

- Estou ?
- Desculpe incomodar sei que é tarde mas ... , sou a mãe do P. (8 anos)
- (olho para o relógio ... 03.00 a.m.) - Diga, o que se passa. (Ars, Acon)
- Ele acordou com tosse, e falta de ar e a cara vermelha e diz que vai morrer e ...
- Calma, fez o que combinámos ? (SOS)
- Sim, ele está na casa de banho e liguei a água quente e abri a janela e ...
- Muito bem, diga-me então como está o P. ? (...)
- Assustado, diz que vai morrer e engasga-se novamente.
- E a cara, como está ? (Ars, Bell, Acon)
- Vermelha, olhos grandes, pupilas dilatadas ... é grave ?
- Calma, e a tosse ... como é ? (Bell, Acon, Spong, Ars)
- Parece ... uma foca, e não sai nada e ...nem quer que o console
- Deu-lhe água ?
- Bem tentei, mas ele não bebe nada
- Tem febre ? (Puls, Acon, Bell)
- Nem reparei, a respiração dele está a preocupar-me, devo chamar as urgências ?
- Só se os lábios começarem a ficar azuis e disse que ele estava vermelho, certo ?
- Sim. (não é Ant Tart)
- Muito bem, o que fez o P. ontem ? (Acon, Bell)
- Não percebo o que isso tem a ver com o caso ... Ele esteve a jogar à bola e ...
- E como jogou ele ?
- Nem acreditei, ele tinha tanta energia, mesmo quando começou a chuva ...
- Dê-me um momento - (O começo foi repentino e súbito, após ter apanhado chuva, olhar assustado, a tosse seca ruidosa, a face vermelha ...) - Acon 200 CH.
- Acho que tenho ... sim tenho.

Após 15 minutos a criança dorme. De manhã estava novamente óptimo.
Dado na hora certa até pareceu milagre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.