sábado, 11 de setembro de 2010

Tosse e homeopatia

Tosse e homeopatia - a individualização do caso

Existem milhares de variantes para um praticante de homeopatia que quer resolver "apenas" uma tosse, vamos observar algumas. Do ponto de vista pedagógico podemos ter a tosse seca, productiva, aguda, crónica, espástica, ...

Perguntas a observar:

O paciente é encalorado ou friorento ?

Como é a tosse ? (seca ou productiva - verde, amarelada, branca, filamentosa, ...)

"Doutor, foi muito súbito após ter vindo das férias da neve." Acon
"Doutor, Tenho tanta sede, a minha tosse é seca e o meu peito dói ao mexer-me" Bry
"Doutor, nem consigo falar, apetece-me água gelada" Phos
"Doutor, o bebé chora antes de tossir. Tem febre e fica vermelhão." Bell
"Doutor, o muco é espesso. Acorda-me e saem bolinhas" Kal Bich, entre outros
"Doutor, O bebé chora de noite assim que a cabeça toca na almofada." Dros
"Doutor, ela é um anjo, mas tem tanto muco amarelado" Puls


Com febre, início rápido pode ser Acon


Tosse seca, dor no peito, muita sede, pode ser Bry


Com vómito de fleuma pode ser Ant Tart comparar mm com Ipeca (vómito excessivo, tosse muito)


Não mama, nariz bloqueado, terreno empatado pode ser Nux Vom

Faz muita força para tossir pode ser Sambucus. 


Com Asma ver Ipeca e Ars

Bronquite: Febre, tosse, dor no peito ver Acon, Bry, Ant Tart (crónico)


Pneumonia : Acon, Phosphorus e Ferum phos.

Kal Mur tem apresentado resultados na teoria bioquímica

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.