sábado, 6 de fevereiro de 2010

Ar, falta

Ar, falta


Foi por telefone. O pai ligou desesperado, a filha de 10a tinha ido passear no Dia das bruxas, comeu alguns doces e começou a sentir náuseas. Sentia-se mal e ao regressar a casa foi deitada na cama e começou com duficuldade em respirar, sem se mexer, de olhos bem abertos a olhar para o tecto.

Tentei acalmá-lo, disse para ligar para o 112 e voltar a ligar-me de seguida.

O telefone voltou a tocar nem tinha passado um minuto, ele descreve que a filha tem maior dificuldade na expiração. Ficou combinado que ele levaria o Kit SOS de homeopatia na sua viagem para o hospital de urgências e voltaria a ligar.

Ainda meio ensonado, o reportório abre-se. A lista de medicamentos dança devagar.

mais de 11 para dificuldade na exalação ao respirar
incontáveis em olhos bem abertos a olhar para o tecto

Foi então que a sorte sorriu, 19 medicamentos correspondiam Estômago, náuseas após doces. Um padrão começou a surgir.

Após alguns minutos que pareceram uma eternidade o telefone volta a tocar. A filha foi ligada à máquina como esperado. A respiração não era perceptível e a dificuldade a expiração permanecia.

IPECA, um minuto depois a filha sorriu, levantou-se e começou a conversar. O médico das urgências quando entrou até ficou zangado por estar a perder tempo com um caso resolvido, enquanto tanta gente sofria naquele hospital. Infelizmente não teve curiosidade de saber como foi feito aquela cura.

Ipeca é da famíla Rubiacea, a mesma da Coffea e China. Pode ser resumida em: “Sempre com desejo de estimulantes e depois sofre as consequências.” Com muita boa vontade podemos colocar os doces na categoria de estimulantes, e ver como funciona a homeopatia. Tem como palavras chave: Gourmant, Alarvidade e Coplapso.

A imobilidade do corpo, a dificuldade na expiração (por reter a respiração), a náusea após os doces como causal … tantas pistas e tão pouco tempo. Ainda bem que a sorte ajudou.

Do ponto de vista oriental temos algumas ideias para emergência. Falta a imagem do ponto SOS no VC.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.