sábado, 13 de fevereiro de 2010

Epilepsia - Bufo

Epilepsia


Paciente M. 42a veio ao gabinete com a sua irmã em 1997 com queixas de epilepsia. Estava a ser medicada por mais de 3 anos com mais de 5 alterações de receita ao tentar controlar os tremores. A medicação diversa não controlou os tremores.

Muito cedo na sua vida M. teve tremores generalizados. Neste momento são localizados e começam na mão esquerda e ascendem até à face, boca e olhos mais do lado dto.

Normalmente não tem tremores nas pernas e não perde a consciência durante as crises.
Mas por vezes ocorrer tremore generalizados em que perde consciência.
As crises duram por aproximadamente um minuto e não deixam sequelas.
Os tremores começaram aos 14 anos após a menarca.
Embora possam ocorrer a qualquer altura do mês são « menstruação, stress.
Piora principalmente antes do PM mas também por vezes após. Mas não durante.
A menstruação não é regular.

A M. tem escoliose e tem um suporte na coluna. Tem historial de osteoartrite suave na mão esquerda e ambos os tornozelos.

A M. é muito amável e procura agradar. Responde de forma fácil às questões, de forma tão aberta que chega a ser incómodo, fala alto de forma enstusiasmada.

A M. foi prematura e quase morreu no parto, mas não sabe os detalhes. Apenas sabe que não teve oxigénio suficiente. Foi de aprendizagem lenta a andar e falar, teve educação especial na escola.

A M. vive com a mãe, que está doente. Ela é muito dócil mas pode ser teimosa se não quer fazer algo. É muito sensível e facilmente ofendida. Vê programas para criança na tv . Lê maioritariamente romances. Tem várias estantes de livros desse tema, enquanto tomo notas da consulta ela folheia um romance e lê mais um pouco. Nega masturbar-se.

Ela tem dificuldade em soletrar mas a memória é boa. Todos os sentidos parecem enfraquecidos. Especialmente a visão e audição. O equilibrio está também mau, tendo por vezes tendência para cair para a esquerda enquanto anda ou está de pé.

Análise:
Existem demasiadas rubricas para descrever este tipo de ataque. Isso pode dificultar o nosso trabalho. Mais de uma vez percorri as combinações possíveis e lógicas … sem resultado. Não ocorriam melhorar significativas. Lembrando que para a nossa prática, tudo o que não é cura absoluta é trabalho incompleto.

Fecho os olhos e procuro dentro, nos longos anos de treino e estudo. Mergulho dentro.

Recordo então a aula sobre o que é a essência da nossa prática tratar a pessoa e não a patologia. É a pessoa que manifesta a patologia e não oposto. Mas quando a patologia é grave e severa, tendemos para esquecer-nos. Tendemos para ver a patologia como uma identidade própria … e esquecemos a pessoa.

Quer seja neo, epilepsia, autismo … a regra é restaurar a pessoa, não tratar a patologia.

Ideia 1. Ao olhar para M, observa-se um atraso de desenvolvimento mental. Em homeopatia as palavras têm de ser objectivas … por isso a rubrica que cobre este campo é Idiocy. Depois vamos a Extremities, slow learning walk. E finalmente cruzamos com Mind, slow learning talk.

Ideia 2. Falta ainda observar a pele, mas mantendo a crise epiléptica. Generalities, convulsions, menses, before; generalities, convulsions, menses, after; e generalities, convulsions, menses, during. Mesmo que ela não tenha crises durante a menstruação nota-se uma relação considerável entre as crises e a menstruação.

Ideia 3. Os romances que estava sempre a ler. E o facto de não se tocar intimamente: Mind, amorous disposition and Mind, lascivious.

Ideia 4. O pensamento seguinte foi a sua sensibilidade extrema. Mind, offended easily.

Agora era juntar as peças todas. O atraso de desenvolvimento mental elevou a sua sensibilidade, chegando a refugiar-se no seu mundo interior em extremos. O seu mundo interior era perfeito, feito de romances de cordel, glamorosos. O que a afasta deste mundo é a necessidade de ter de conviver. Especilamente com a sua paixão secreta. Mas por não ser correspondida deixava-a mais solitária.

connection was a solitary effort. It kept her more by herself and more alone. This led to eruptions; in this case tantrums and seizures, which made her more confused and slow.

De 25 possibilidades, uma é eleita, Bufo.200CH, unidose.

Após um mês os tremores diminuiram, sem crises. Está mais serena e com mais equilibrio.

Após 10 meses, tremores menos frequentes. Ocasionalmente tem alguns espasmos na face. Fica mais de 2 meses sem tremores. - diminuir medicação química.

Após 15 meses fica mais irritada e impaciente. Luta com a irmã. Lê ainda mais romances. Choca e deixa cair coisas, mais tremores. A mãe morreu 3 meses antes. Mais independeente, dá ordens às pessoas quando estas pedem para que ela faça coisas que elas deveriam de fazer por si prórpias.

Bufo 200c e ficou restabelecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.