sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sangue nas Fezes, Melenas ou Hematoquesia ?

Foi uma conversa informal, estava sentado com alguns amigos e a conversa rondava os apontamentos que tomaram religiosamente dos novos terapeutas do mundo actual: a TV e a Internet.

- Sim, isso acontece-me (sangue nas fezes)
- Tens de ter mais cuidado pode ser Hemorróidas.

Sempre fiquei fascinado com a facilidade com que alguns dos meus amigos e colegas conseguem establecer claramente a santissima trindade da medicina: diagnostico, tratamento e prognostico. Imersos na sua sabedoria virtual conseguem establecer com muita rapidez o sintoma-chave do quadro sem necessidade de nenhum tipo de teste. Perplexo com tamanha sabedoria continuei a ouvir mas a minha mente recuou no tempo, o tema era muito semelhante mas os amigos usavam uma bata branca, traziam livros demasiado grandes debaixo dos braços.

O pensamento que deve guiar a analise de vitalidade cientifica baseia-se no diagnostico diferencialPara este caso " sangue nas fezes" observa-se rapidamente duas possibilidades: Melena e hematoquesia

Melena é quando as fezes são negras associadas a uma hemorragia gastrointestinal. A cor negra das fezes é causada pela oxidação do ferro da hemoglobina do sangue durante sua passagem através do cólon e íleo. A sua causa mais comum pode ser a  úlcera péptica confirmada por exame laboratorial.



Hematoquesia refere-se ao sangramento originado no trato gastrointestinal inferior (como no cólon e reto) e geralmente nas fezes há sangue de cor vermelho vivo e brilhante. A sua causa mais comum pode ser hemorróidas (hemorroidal), diverticulose, neo  neo ou  doença inflamatória do intestino (colite ulcerativa)



Fiquei logo mais entusiasmado e procurei ouvir a resposta para os ecos dos meus professores que surgiam na minha mente: De que cor seria o sangue nas fezes ? E qual a sua causa ? Ainda embriagado com esta visita ao passado recordei novmente a minha professora de Fisiopatologia: Procurem o sempre o mais comum. Hemorroidal faz dd com fissura anal e ambos concorrem para um dos maiores males do nosso estilo de vida moderno o intestino preso.
 
O excesso de força empregue leva a uma pequena ruptura do tecido intestinal levando ao sangramento escaralte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.