quarta-feira, 2 de maio de 2012

Soda







O bicarbonato é tratado como fermento químico "utilizado no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno, isso deve-se a liberação de CO2 gasoso. Outras utilizações do bicarbonato de sódio são como reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes, no tratamento da lã e da seda, na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes. A forma anihidríca (se misturar a água) do composto usa-se para absorver umidade e odores." (fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicarbonato_de_sódio)
Graças a essas características, muita gente acabou descobrindo o uso do composto em diversos fins. Durante os anos andei coletando várias informações a respeito do uso do bicarbonato de sódio e publico aqui.
    SEGURANÇA
  1. Se você não tiver um extintor classe B para apagar fogos causados por curto circuito, NUNCA use água. Apague o fogo jogando bicarbonato livremente.
  2. Também é possível utilizar bicarbonato para apagar incêndios em roupas, combustível, madeira e tapetes.
  3. Para melhorar a visibilidade pára-brisas do carro, aplique bicarbonato em um pano úmido e passe levemente pelo lado interno e pelo externo. Isso também ajuda a prevenir a umidade acumulada nos vidros.
  4. CULINÁRIA
  5. Para limpar vegetais e frutas, utilize uma colher de bicarbonato para cada litro de água. Deixe os alimentos imersos por alguns segundos, enxágue e sece normalmente.
  6. Para remover odores de álho, cebola, peixe, camarão ou qualquer outro alimento, lave suas mãos com bicarbonato e esfregue bem.
  7. Quando escaldar um frango, adicione uma colher de bicarbonato a água quente. As penas saem mais facilmente e a carne se torna mais limpa e clara.
  8. Para reduzir os gases causados pelo consumo de feijão ou outros grãoes, adicione bicarbonato quando deixá-los de molho.
  9. LIMPEZA
  10. Para lavar latas de lixo, lixeiros, cinzeiros e outros tipos de contenantes, misture bicarbonato na água e deixe agir por uns 10 minutos. Depois enxágue normalmente.
  11. Para tirar manchas de roupas, o bicarbonato também age como alvejante. Miste meio copo de bicarbonato sempre que fizer uma carga total de lavagem (6 a 7 kg)
  12. Na limpeza de geladeiras e freezers utilize bicarbonato em pó em um pano úmido. Enxágue após a limpeza.
  13. Deixe um copo cheio de bicarbonato de sódio em pó para remover cheiros da geladeira. Mexa o pó de tempos em tempos e substitua a cada 2 meses.
  14. O bicarbonato também é muito bom para remover o cheiro de caixas para gatos. Misture uma parte de bicarbonato para cada 7 partes de areia. (se você utilizar areia especial para gatos, misture 1 parte para cada 3).
  15. Deixe escovas e escovões de molho em uma solução de bicarbonato para desinfetar e remover odores.
  16. Para limpar mármore e granito utilize 3 colheres de bicarbonato em 1l de água morna. Deixe agir por algum tempo e deixou enxágue.
  17. Fórmica de qualquer cor pode ser limpa com bicarbonato em pó e um esponja úmida.
  18. É possível remover odores e desinfetar garrafas térmicas, mamadeiras e chupetas deixando-as de molho em uma solução de bicarbonato e água fervendo por 1 hora.
  19. Para remover aquela mancha branca que fica no fundo de cafeteiras, deixe agir 3 colheres de bicarbonato em pó em água morna. Deixe de 2 a 3 horas, exágue e lave com uma esponja. Se sua cafeteira tiver um ciclo de auto-limpeza, misture uma colher de sopa de bicarbonato para remover resíduos a cada ciclo.
  20. Para remover gordura e restos de comida de churrasqueiras, grelhas e superfícies de chãos, espalhe bicarbonato em pó e deixe agir por meia hora. Escove para remover o excesso e exágue com água quente.
  21. Utensílios e talheres de prata ganham um novo brilho quando limpoz com bicarbonato em pó e um pano úmido. Enxágue sempre após o uso.
  22. Caso você tenha materiais de prata e aço inox com manchas e gravuras em lugares de difícil acesso, pegue uma panela de cerâmica ou esmaltada e forre com papel alumínio. Coloque os materiais dentro da panela, adicione 4 colheres de sopa de bicarbonato e cubra com água quente. Deixe agir, enxágue e seque.
  23. Em lava-louças, espalhe bicarbonato de sódio no fundo da lavadoura para remover odores. Para efetuar uma limpeza profunda da lavadoura rode um ciclo de limpeza com bicarbonato ao invés de sabão em pó.
  24. Para remover aquelas manchas de gordura queimada de pirex e refratários sem precisar usar bombril ou ficar esfregando até perder os dedos, deixe a travessa de molho em água morna e misture bicarbonato. Deixe agir de 15 a 30 minutos. Enxágue e lave normalmente.
  25. Para limpar panelas e frigideiras queimadas coloque bicarbonato suficiente para cubrir a área queimada. Coloque água suficiente apenas para cubrir o bicarbonato e deixe agir de um dia para outro. O queimado sai muito mais fácil assim.
  26. Limpe plástico, porcelana e vidro com bicarbonato em pó e um pano úmido. Enxágue e seque.
  27. HIGIENE e CUIDADOS PESSOAIS
  28. Higienize sua escova de dentes uma vez por semana numa solução de 1 colher de sopa de bicarbonato em um copo d'água.
  29. Banheiros também podem ser bem higienizados utilizando bicarbonato. Misture meio copo de bicarbonato para cada balde d'água para limpeza moderada. Para limpezas mais pesadas, utilize bicarbonato em esponjas.
  30. Na limpeza de encanamentos, jogue 4 colheres de sopa de bicarbonato nas pias e enxágue com água quente. Repita isso 1 vez por semana.
  31. Para remover chulé de tênis, sapatos e sandálias, salpique bicarbonato em pequenas quantidades.
  32. Misture meio copo de bicarbonato de sódio na água da banheira para uma limpeza e higienização mais profunda.
  33. Utilizar duas colheres de sopa de bicarbonato na água do banho do bebê ajuda a reduzir irritações causadas por fraldas.
  34. Caso não tenha desodorante, utilize bicarbonato em pó nas axilas. Não é a melhor das opções, mas ajuda a prevenir o fedor.
  35. Para remover odor de vômito em roupas e outros tecidos, aplique bicarbonato em um pano úmido e esfregue levemente.
  36. Para limpeza de couro utilize bicarbonato em uma escova e esfregue leventemte.
  37. Uma boa solução para desodorizar o ambiente é espalhar bicarbonato em pó no carpet. Deixe agir por meia hora e passe o aspirador. Isso também ajuda a limpar o aspirador. Esta solução é uma ótima opção para revigorar o cheiro da casa após muito tempo fechada.
  38. SAÚDE
  39. Para reduzir coceiras e desconfortos causados por mordidas de insetos, arranhões, etc., faça uma pasta de bicarbonato com água e aplique no lugar. Deixe agir por alguns minutos para passar a ardência.
  40. Em coceiras causadas por catapora ou varicela, tome um bom banho com bicarbonato. Isso ajuda a reduzir as coceiras.
  41. Misture meia colher de sopa de bicarbonato em meio copo d'água para reduzir a indigestão e a queimação.
  42. Utilize meia colher de sopa de bicarbonato em meio copo d'agua também para fazer gargarejo após a escovação dos dentes. Isso ajuda na higiene bucal e refresca o hálito. Essa mistura também é muito boa para reduzir aftas e úlceras bucais.
  43. Você também pode aliviar queimaduras de sol utilizando uma mistura de bicarbonato e água.
  44. DIVERSÃO
  45. É possível fazer massinha de modelar misturando 2 copos de bicarbonato, 1 copo de amido de milho e 1 copo e meio de água. Misture bem e adicione corante se quiser cores diferentes.
  46. Para tirar aquele gosto de "sola de sapato" da boca, faça gargarejos com bicarbonato. Não melhora a ressaca, mas melhora o gosto.

Wart or corn
Material: Soda and quick lime powder, equal amount.
How to use: Mix with water to prepare paste. Smear the paste every day onto the affected skin. Keep for half hour or until the skin becomes soft. Remove it. Clear the skin. Repeat for one week.

(2). Burn
Material: Soda, diluted with six fold of water.
How to use: Wash skin (not broken skin) with the soda water.

(3). Bite by snake
Material: Soda, 10 g. Dilute it with 200 ml water.
How to use: Wash the bitten skin with the soda water. Do not use this tip for broken skin.

(4). Bite by scorpion (Xie Zi)
Material: Soda, mix with kerosene (Mei You). Prepare it into paste.
How to use: Smear the paste onto the bitten skin.

(5). Bite by mosquito
How to use: Smear soda water onto the bitten skin.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.