Caso Prático III – 2008. Carcinoma Invasivo, reincidência após quimioterapia.
Sr. C.J. – 56 anos. Biópsia confirmada.
Tratou-se e pensou estar curado, após 5 meses começou com dor muito forte. Exames confirmam carcinoma maligno, cirurgião espera não haver metástases para o osso para permitir a operação, “ ... só vai saber depois de abrir.” – refere o paciente, possibilidade de ter de ficar sem a língua.
Em 1998 quando teve a dor forte agarrou-se aos cabelos, esposa pensou que marido estava a enlouquecer. No presente paciente apresenta-se magro e envelhecido. A língua não possui mobilidade levando a que o paciente seja relutante em falar. Atribui a sua condição a ter fumado de forma compulsiva: - “Acordava de noite para dar uma passa e voltava a adormecer, repetia a situação a noite toda.” Começou a ter a compulsão por fumar após episódio de úlcera gástrica (com ardor) por abuso de álcool. Abusou do álcool por não conseguir situação estável profissionalmente. Falou da vida toda menos da forma como se sentia, as respostas foram tiradas com esforço e esposa ficou admirada pois o marido não costuma falar tanto, este fica irritado cada vez que a esposa preocupa-se e o questiona.
- Está com vontade de ir ao wc mas refere que só vai se estiver em casa.
- Envelhecido, parece ter mais de setenta anos. Caquético por quimioterapia.
- Não tem sede
- Parálise da língua, cor amarelada.
- Boca inflamada, zonas vermelho vivo.
- Desejo por doces e café
- Sabor azedo na boca
- Sono já não está agitado, antes tinha de levantar-se. Toma comprimido.
Proposta: Ars, Con, KALY-CYANATUM, Carb an, Galium aparine, Carcynosinum
- Ars – alcoolicio, desejo doces, não tem sede (murphy refere que pode ser).
- Chel para drenar Figado, lingua amarela
- Carc 200 CH, para desempatar terreno e prevenir o pior
Fim de semana: Paciente fez dieta de desintoxicação, fez diarreia como previsto na toma de sumo de cenoura (2L por dia). Ficou muito fraco com a diarreia. Parou cenoura e fez papa de banana. Diarreia resolvida. Levei a casa a unidose de Carc 200 CH por semelhança mental, desempatou terreno. Referia ser incurável. Tentou desistir da terapia, esposa deu unidose de Kaly-Cyan 200 CH como receitado. Na consulta de rotina cirurgião refere que a lingua já não está amarela e que não é necessário operar. Por possibilidade de metástase ao osso foi aconselhada TAC.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.