quarta-feira, 10 de março de 2010

Bubão, Tarentula cub

Case 17   Bubão na virilha esq.Tarantula cubensis.


Um rapaz jovem veio com um queixa de bubão na virilha esq. Tinha ficado desampontado por o tratamento que fez não ter resultado. Os ossos doíam, a língua estava incómoda e o seu hálido era mau. A tumefação era dura e dolorosa, azulada, grande ardor, pontada com dor aguda  Foi descoberta e a dor era intensa. Tarantula cubensis 12x, de manhã por 3 dias.

Regressou no 3º dia após tomar a última dose, referia que foi envenenado. Refere uma sensação no cérebro, sensações no escalpe e músculos da face. (AGRAVAMENTO)

Estava muito ansioso, referia que ia perder a razão. Não podia ficar quieto mesmo depois de ser assegurado que não estava em perigo. (PATOGENESIA)

Os sintomas desapareciam e o bubão perdeu a coloração enferma. No dia seguinte melhorou e o bubão quase desapareceu. Após 3 dias continuava a melhorar. A enfermidade curou em 1 mês e ele refere que nunca sentiu-se tão bem.

O que é o Bubão ? É um termo antigamente utilizado para designar a inflamação dos gânglios da virilha e, por extensão, qualquer tumefacção ganglionar de origem infecciosa (bubão sifilítico, canceroso, etc.). 2) Actualmente, designa a tumefacção ganglionar característica da peste bubónica (bubão da peste).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.