A ciática é o nome comum da caracterização da dor resultante do bloqueio no nervo ciático. A homeopatia tem mais de 192 medicamentos com a indicação deste problema. A pesso pode ser agressiva ou calma, ter sede ou não, doer do lado direito ou do esquerdo, ... Por outro lado o praticante tenta também cobrir a totalidade do quadro de vitalidade da pessoa e nunca da patologia.
O ser humano com complexo de inferioridade não se acha digno de ser amado, não importa o que faça. Portanto, o melhor a fazer é tornar-se consciente do problema e aprender a lidar com ele para não sobrecarregar-se de trabalho e adoecer.
A função do disco intervertebral é possibitar a elasticidade e a flexibilidade, portanto, se ele fica comprimido, a postura torna-se rígida e perde-se a mobilidade; correlacionando com o âmbito psíquico, veremos a inibição presente na pessoa. A inibição torna-a rígida e fixa, faltando abertura e mobilidade. O corpo sempre revela a verdade.
Sempre que a dor ciática nos ataque, perguntemo-nos:
■suporto inconscientemente cargas que não aguentaria conscientemente?
■que fardos carrego em troca de reconhecimento?
■ o sintoma exige de mim o repouso?
A dor é provocada pela compressão da raiz de um nervo. A ciática manifesta-se quando uma das duas raízes seguintes fica comprimida: a raiz L5, que emerge entre a 4. a e a 5. a vértebras lombares, ou a raiz SI, que emerge entre a 5. a vértebra lombar e a 1. a vértebra sagrada.
A compressão da raiz deve-se à presença de uma hérnia discal ou de uma artrose lombar. No último caso, a evolução da artrose estreita o canal pelo qual passam todas as raÍzes nervosas. Em casos raros, a ciática não se deve a uma causa mecânica, mas a uma doença inflamatória, infecciosa ou tumoral.
Do ponto de vista homeopático podemos ter alivio da pseudo-ciatica com Chamomilla (3x), reforço do estado geral com Ars (12x), a dor que passa por flexão recorda Coloc (3x), a imobilização recorda Bry e com alivio pelo movimento Rhus. Sulph recorda a diminuição de pressão nno disco intervertebral.
Podemos ainda reportar aos sais, assim temos:
Kali phos - dor da coxa ao joelho. Endurecimento, inquietude, move-se devagar. Neurasténico.
Sr. B. ciática na perna esq que piorava no mais pequeno movimento - Kali phos. 6x, em meio copo de água. Uma colher de chá a cada 10 min por uma hora. A dor melhorou e o paciente adormeceu at´eo dia seguinte. A dor retornara, tomou a mesma dose mas sem resultado. Subir de potência com dose de 2-2h fez a dor ceder outra vez. Espaçou para 1 vez por dia, por semana., por mês. Passou um ano e a dor não regressou.
Natrum sulph - Gota constitucional. Dor na anca. Piora ao levantar-se da cadeira ou mexer-se na cama.
Magnesia phos - dor espástica, alivío pelo calor.
Paciente não se conseguia deitar. Dormia na cadeira, aplicação de calor ao longo do trajecto do nervo ciático aliviava a dor. Magnesia phos. 30x ficou saudável.
Natrum sulph - Anca e joleho DTO, dor ao toque, alívio pelo calor. Caso Crónico, após quinino.
Paciente veio de acampamento. Dor ao longo do nervo ciático. Alguma febre e muito dorida pelo toque ou movimento. Gritava de dor ao mais pequeno movimento. Lingua verde-amarelada. Tomou Ferrum phos # Natrum sulph. No dia seguinte mexia-se sem dor, podia mexer-se na cama.
Silicea - Crónico. Dor ao mover, dor na anca. Ao andar sente-se que aspernas estão mais baixas.
Calcarea phos - Recorrente no tempo frio. Dor óssea na anca.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.